segunda-feira, 6 de março de 2017

SOBRE OS RECURSOS NATURAIS

Os recursos naturais são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cujas próprias gêneses são independentes do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores econômicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-na Recurso natural são quaisquer insumos de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe em envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológica para utilização de um recurso. Exemplo típico é o magnésio, que até pouco tempo não era recurso natural e passou a sê-lo quando se descobriu como utilizá-lo na confecção de ligas metálicas de aviões. Recursos naturais e economia interagem de modo bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Exemplo dessa situação é o álcool, que, antes da crise do petróleo de 1973, apresentava custos de produção extremamente elevados ante os custos de exploração do petróleo. Hoje, no Brasil, apesar da diminuição do Proálcool, o álcool ainda pode ser considerado um importante combustível para automóveis e um recurso natural estratégico e de alta significância, por causa de sua possibilidade de renovação e consequente disponibilidade. Sua utilização efetiva depende de análises políticas e econômicas que poderão ser revistas sempre que necessário.

Energia Eólica

Energia gerada com a utilização dos ventos, que transforma energia cinética em energia elétrica. Os ventos são originados pelo aquecimento da superfície terrestre. Há indícios que aponta a utilização desse tipo de energia desde 4.000 a.C. O movimento de hélices localizadas em áreas abertas gera a energia elétrica. 
O Brasil tem grande potencial eólico concentrado nas regiões litorâneas e no nordeste. Os tipos de tecnologia utilizados para a produção de energia eólica são os moinhos de vento, aeromotores, turbinas eólicas ou aerogeradores (transformam energia cinética em energia mecânica ou elétrica). É uma energia renovável e limpa e não causa tanto impacto ambiental, mas ainda é pouco utilizada.
A quantidade energia disponível varia de acordo com as estações do ano e o horário. O aspecto do solo também influencia na velocidade do vento. A quantidade de eletricidade depende de quatro fatores: quantidade de vento que passa na hélice, diâmetro da hélice, dimensão do gerador e o rendimento do sistema. Os países exploradores de energia elétrica são os Estados Unidos, Dinamarca e Alemanha. No Brasil, há parques eólicos no Rio Grande do Sul, e em Macau no Rio Grande do Norte.

Energia Solar

A energia solar é uma das opções para energias alternativas e é uma fonte de energia renovável e limpa. A obtenção da energia solar ocorre de forma direta ou indireta. Na forma direta, aPôr do Solobtenção é por meio de células fotovoltaicas que são feitas em sua maioria de silício. A luz solar, ao atingir as células, é convertida em eletricidade. Porém, o custo das células fotovoltaicas é elevado. O processo ocorre quando os fótons (energia que o Sol carrega), do efeito fotovoltaico, incidem sobre os átomos, causando a emissão de elétrons que gera Corrente Elétrica.
Na forma indireta, é necessária a construção de usinas em extensas áreas de insolação e, nesses locais, são espalhados diversos coletores solares. A energia solar não é tão utilizada, pois os custos são altos para obter energia e, dessa forma, ainda é necessário mais desenvolvimento e eficiência para diminuir os custos.
A energia solar não apresenta nenhum índice de poluição; entretanto seu custo de instalação é muito alto e somente funciona bem em áreas bem ensolaradas.

VAMOS ECONOMIZAR !


CAUSAS & CONSEQUÊNCIAS



CAUSAS :

O abuso e destruição dos recursos naturais do nosso planeta pela mão do homem podem contribuir a curto prazo para o esgotamento dos recursos não renováveis da Terra.



CONSEQUÊNCIAS:


Independentemente do grau de desenvolvimento das sociedades, os modelos de crescimento com base na exploração dos recursos naturais provocam um ciclo de degradação e destruição de todo o ecossistema Terra.

O PERIGO DO ESGOTAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS DO PLANETA

A exploração dos recursos naturais do planeta é fundamental para a sobrevivência do ser humano. Os estoques destes materiais, no entanto, apesar de parecerem abundantes e infinitos, são escassos e, se usados de forma excessiva e desmedida, irão se esgotar. Pesquisadores alertam que o esgotamento destas fontes pode levar a uma extinção em massa, na qual 75% das espécies do planeta simplesmente deixarão de existir.
A utilização abusiva destes recursos – que inclui petróleo, carvão, gás natural, minérios, água e alimentos – já tem consequências visíveis. Foi o que mostrou a estimativa da Global Foot print Network, que a cada ano calcula a cota de recursos naturais que a Terra é capaz de repor para manter o equilíbrio ambiental do planeta. Neste ano, o chamado “Dia da Sobrecarga”, data na qual esta cota se esgotaria, foi em 20 de agosto, antecipado em dois dias com relação a 2012.
A conta realizada pela ONG funciona da seguinte forma: primeiro estima-se a quantidade de terra, água e ar necessária para produzir os bens indispensáveis à vida durante um ano. Depois, transforma-se este número em hectares e divide-se o resultado pelo número de habitantes do planeta. Os cálculos mostraram que cada habitante usa 2,7 hectares do planeta por ano, e que o número ideal para que o consumo não comprometa o meio ambiente é de, no máximo 2,1 hectares.
Se a exploração dos recursos e o consumo global continuar neste ritmo, em 2030 serão necessários recursos equivalentes a dois planetas Terra para O manter este padrão. O “Dia da Sobrecarga” é calculado há 10 anos. Segundo o diretor da entidade responsável pela estimativa, Juan Carlos Morales, a cada ano essa data é antecipada em dois ou três dias.
Para evitar que tais previsões se concretizem, o grande desafio é conciliar o desenvolvimento com a conservação dos recursos naturais. Para isso, além de soluções tecnológicas e políticas, é necessário que haja uma mudança de comportamento dos indivíduos, através do consumo consciente e atitudes ecologicamente sustentáveis.

RECURSOS NATURAIS



São elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento.